Teatro na Vila Formosa faz homenagem à Era de Ouro do rádio brasileiro
segunda-feira, 9 de abril de 2012A partir desta sexta-feira (13/4), estreia no Teatro Zanoni Ferrite o espetáculo “O Direito de Cantar”, uma montagem teatral de Marcos Ferraz, da Cia Teatro Rock, com direção musical de Carol Bezerra e Fernanda Maia. A peça é uma homenagem aos 90 anos da primeira transmissão de rádio no país, feita em 1922, e também à Era de Ouro do Rádio Brasileiro, com as radionovelas que influenciaram gerações de ouvintes.
A trama, que segue em cartaz até maio, aborda a história de Ersília e Nina, numa alusão às cantoras Carmen e Aurora Miranda, Linda e Dircinha Batista, entre tantas outras rainhas do rádio, que foram precursoras de um movimento de comunicação e entretenimento de massa. Dividindo o microfone e os sonhos de fama, as duas chamam a atenção de Olegário Pontes, da Rádio Brasileira, e com ele formam um trio até a chegada da televisão, que despontava como novidade da época.
As cartas dos ouvintes, a sedução, as intrigas, as revelações e as emoções à flor da pele conduzem o espetáculo. A palavra cantada ganha destaque e são interpretadas canções ainda vivas na memória de muitas pessoas, registro vivo de um modo de falar, de se expressar artisticamente e de vender produtos anunciados ao som de jingles famosos.
Serviço:
O Direito de Cantar. Dramaturgia: Marcos Ferraz. Dir. musical: Carol Bezerra e Fernanda Maia. Com Bia Borin, Diego Rodda e Lívia Lisboa. 60 min. 10 anos.
Teatro Zanoni Ferrite. Av. Renata, 163, Guia da Vila Formosa, Zona Leste de SP. Telefone: 2216-1520. De 13/4 a 20/5. Sexta-feira e sábado, 20h, domingo, às 19h. R$ 10.
Fonte: Prefeitura de São Paulo